Ficedl

Página inicial > Annuaire > Biblioteca Fábio Luz

Biblioteca Fábio Luz


Todas as versões desta matéria:

Endereço:
Rua Torres Homem 790 - Vila Isabel (Centro de Cultura Social - 2º andar)
Rio de Janeiro - RJ
CEP - 20551-075
 
Correspondência:
Caixa Postal 14576
CEP: 22410 - 971
Rio de Janeiro - RJ
 
fabioluz _ riseup.net

Ver online : http://bibliotecasocialfabioluz.wor...

A Biblioteca Social Fábio Luz está aberta para visitação, empréstimo e devolução de livros e consulta apenas aos sábados. Porém, caso você deseje conhecer o espaço em algum outro horário, pode entrar em contato por e-mail para tentar marcar algum horário mais pertinente durante a semana, quando ocorrem algumas atividades no Centro de Cultura Social (CCS) e, talvez, possa ser recebido por algum companheiro disponível.

Do mesmo modo, caso queira saber se dispomos de algum material (livro, periódico, revista, dvd e etc.) que esteja procurando, pode entrar em contato por e-mail que será respondido prontamente.

Funcionamento: todos os sábados (exceto feriados), de 10:00 às 17:00 horas.

http://bibliotecasocialfabioluz.wordpress.com/acervo/ :

A Biblioteca Social Fábio Luz tem como foco principal materiais ligados ao anarquismo e aos movimentos e revoluções populares de caráter libertário. Porém, também faz parte do acervo livros de literatura nacional e estrangeira, livros de poesia, de artes, de ecologia, história, entre outros temas diversos, já que a biblioteca atende, não só a pesquisadores e militantes, mas, também, alunos do Pré-Vestibular Solidariedade que ocorre no mesmo endereço (no primeiro andar) e moradores do bairro de Vila Isabel.

O acervo anarquista da biblioteca conta não só com livros, mas com periódicos, revistas, documentos, zines e dvds de todo o mundo. Tal acervo começou a ser formado a partir do material remanescente do CELIP (Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres). Posteriormente, foram adicionados a estes arquivos o material do Grupo Anarquista José Oiticica (GAJO) e a biblioteca pessoal de Ideal Peres que foi doada por sua companheira, Esther Redes, logo após seu falecimento, em 1995. Estes três arquivos, somados a doações de militantes, editoras, organizações e frequentadores da biblioteca formam o atual acervo da Biblioteca Social Fábio Luz.

Na seção de livros, a biblioteca possui desde obras raras, como edições antigas de grandes clássicos do anarquismo, até livros recém-publicados. Entre as obras raras, a biblioteca conta, por exemplo, com edições francesas e espanholas de clássicos como A Conquista do Pão de Kropotkin e O Que é a Propriedade do Proudhon.

Devido a doações de diversos militantes que já passaram pela BSFL, ela conta com um grande acervo de periódicos anarquistas nacionais como o Ação Direta, A Plebe e O Libertário, todos editados antes da Ditadura Militar.

O acervo de periódicos e revistas anarquistas conta, também, com um grande número de exemplares internacionais. Devido à grande rede de contatos da BSFL com outras organizações ao redor do mundo, ela recebe diversas publicações todos os meses de muitos países diferentes como Espanha, Itália, França, Uruguai, África do Sul, entre outros.

A biblioteca contém também uma seção de dvds. A lista de títulos vai desde filmes sobre anarquismo até filmes sobre o capitalismo, passando por documentários de guerras e revoluções, filmes sobre ecologia, movimentos sociais e ficções com temas relacionados.

SPIP | template | Espaço privado | Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0